SINTOMAS

Muitos são os sintomas relacionados as doenças oncológicas. Os sintomas vão depender da localização do tumor e muitas vezes do tipo de tumor. Coceira e vermelhidão podem ser comuns nos tumores cutâneos como mastocitoma (é um dos tumores de pele mais frequentes nos cães.

São neoplasmas que se originam a partir dos mastócitos que habitam na derme) e carcinoma solar (consiste na proliferação irregular de células que revestem o corpo (pele=derme), podem apresentar-se como pequenas feridas que não cicatrizam, bolhas, úlceras ou até massas densas de queratina e invasão epiderme (camada superficial da pele). Vômitos e diarreias são comuns em tumores do sistema gastrointestinal.

A dificuldade respiratória pode acontecer nos tumores de narinas (assim como secreção nasal) e pulmão. Secreções oculares ou nasais poderão ocorrer nos tumores de crânio. Convulsões, perda de peso, tremores, muita dor nos membros e ossos, desequilíbrio, engasgos, alterações na pelagem e na pele, alterações de comportamento, aumento dos testículos, dificuldade de defecar ou de urinar, sangue na urina, aumento de volume do abdome entre muitos outros sintomas podem estar relacionados a diversos tipos de tumores que acometem cães e gatos.

DOENÇAS



Os tumores de modo geral geralmente acometem cães e gatos mais velhos, mas existem também tumores que podem acometer animais jovens como histiocitoma (é um tumor benigno da pele que se origina nas células de Langerhans, células do sistema imunológico cuja função é fornecer imunidade protetora para os tecidos que estão em contato com o ambiente externo – o nariz, estômago, intestinos e os pulmões, mas, principalmente, a superfície da pele), tumor venéreo (tumor de Sticker) e outros tumores benignos de pele. Em animais adultos podem surgir vários tipos de tumores como lipomas (tumor de gordura benignos), lipossarcoma, osteossarcoma, linfomas ou linfosarcomas, carcinomas, adenocarcinomas, hemangiossarcomas, osteomas e sarcoma vacinal em gatos. Ainda em animais adultos, podemos encontrar tumores em todos os órgãos, como adenomas perianais, tumor de mama, de ovários, de testículos, de pâncreas, de fígado, de pele, de cérebro, de coluna, ósseo, ocular, de gengiva, de boca, de narinas, de pálpebra, de lábios, de orelha, de ouvido, de pulmão, de base de coração, de mediastino, renal, de adrenal, de hipófise, intestinal, de reto, glândula adanal, de anus, de bexiga, de útero, de vagina, de pênis, de próstata, de baço, de estomago, de esôfago, de crânio, de costela, de aorta, de rins entre outros. Raças de porte grande ou gigante têm maior predisposição para tumores ósseos. Raças como Boxer, Cavalier, Cocker, Bernese, Golden Retriever tem uma maior incidência de variados tipos de tumores.

 
 

EXAMES



A consulta com o especialista em oncologia é necessária para uma primeira avaliação e possível diagnóstico, quando então poderão sugerir a realização de alguns exames. Normalmente seguido do exame físico e da avaliação do paciente,o especialista já tem como direciona-lo para exames auxiliares como radiografias, ultrassom, tomografias, biopsias, citologias aspirativas e exames de sangue complementares ou mesmo encaminhar para alguma outra especialidade, que auxiliará no diagnóstico e tratamento da neoplasia em questão.

TRATAMENTOS



O tratamento oncológico incluirá uma série de procedimentos que normalmente incluem cirurgias para remoções de tumores, quimioterapia, radioterapia, crio cirurgia, controle de dor e de desconforto, entre outros. Dependendo do diagnóstico existe um prognóstico e uma terapia indicada e muitas vezes o tratamento inclui a associação de outras técnicas.

× Whatsapp!